Mascate de palavras [fragmentos aleatórios – VII]

***

Munidos da bússola, não tivemos dificuldades em encontrar o sebo. Meu amigo tirou uma lista do bolso e rapidamente desapareceu na floresta de livros. Já eu fui mais contido. Vi duas jovens adolescentes entretidas com certa estante. Sempre me inquieto por saber o que atrai as pessoas à leitura, mas não imaginando como iniciar um bate-papo, amoitei-me na prateleira defronte, fingindo consultar um velho livreto:

– Esse livro é muito bacana.

– Como você ficou sabendo dele?

– O Pedro que me contou.

– Que Pedro?

– Aquele que eu conheci pela internet. Ele também está na comunidade do Harry Potter.

– Ah, nem me fale esse nome. Pena que acabou a série.

– Mas este livro parece ser ainda melhor.

– É a história de quê?

– Não é um livrinho de histórias.

– Como assim?

– Lembra-se de quando a gente, ano passado, comentava o quanto seria interessante ter um livro de magia?

– Este é um livro de magia?

– Não. É um livro de “química” – disse com um sorriso malicioso.

– Está doida? O que uma coisa tem a ver com a outra?

– É uma diferença sutil. A mesma que há entre ser mocinha e mulher.

– Devo temer suas intenções?

– Não mais que ao homem que está nos espionando. Senhor?

– Fala comigo?

– Pretende me convencer de que está mesmo interessado nesta edição barata de Dom Casmurro, sendo que há no mínimo três melhores logo ao lado?

– Hum… Não vale a pena. Estou certo de que se eu procurasse alguma desculpa, não conseguiria nada que satisfizesse sua inteligência.

– Em que nossa conversa lhe interessa?

– Não é interesse, é mais uma curiosidade.

– E qual a diferença?

– O interesse é algo mais essencial, a curiosidade, neste caso, é um cuidado em conhecer. Quase uma vaidade.

– Vaidade?

– Sim, no sentido de vazio. Não me orgulho de ser intrometido.

– O senhor não parece entende de química tanto quanto de palavras…

– Estou certo de que não.

– Uma pena. Para ambos.

E elas se foram. Como dois anjos gregos perdidos em meio a pedras.

 

Deixe um comentário

