Conhecer e saber

            Talvez o alho combata a gripe, a asma e até mesmo o câncer, mas que fede, fede. Na árdua missão de cortar calorias e cicatrizar uma úlcera, fiz ontem à noite lentinhas com ervilhas e alho (também fiz cogumelos com tomilho, mas isso não importa). Sobrando um pouco da gororoba, a pus na geladeira e fui dormir. Hoje pela manhã, quando fui hidratar meu estômago, senti algo estranho e, como minha esposa não costuma fazer sucos temperados, logo cheguei à conclusão que abre este texto.

           

            Sem ter mais o que fazer, fui até o Peg & Faça da Rua Cerro Corá (número 2222, se servir às posteriores investigações de algum cabalista). Chegando lá, fui direto expor ao atendente minhas misérias:

 

– Bom dia. Minha geladeira está fedendo e eu sei que carvão absorve o odor, mas não sei se vocês vendem carvão aqui.

 

Com o sorriso malicioso de quem se vê obrigado a conversar com um imbecil que acredita em mandingas, ele me respondeu gentilmente:

 

– Não temos carvão, mas temos algo que funciona. (Se por acaso alguém não se lembra dos significados semânticos das conjunções, traduzo o raciocínio do vendedor: Não temos carvão, felizmente, pois carvão não serve para nada, mas temos outro produto, o qual, jovem estulto, funciona.

 

Agradecido pela gentil referência a meu estado de conservação, saí da loja, e como não tinha nenhum livro em mãos comecei a ler a embalagem do produto, onde estava escrito claramente:

 

COMPOSIÇÃO: carvão ativado.

 

Mas o Zacarias (ele tinha cara de Zacarias, o vendedor) estava certo: segundo alguma teoria científica que ainda não foi publicada, talvez seja o revestimento de plástico que dê ao carvão seu princípio ativo. Sentindo-me o próprio Zé das Couves, reconheci minha ignorância. Que mais fazer? Viva a tecnocracia!

4 pensamentos sobre “Conhecer e saber

Deixe um comentário

