Manhã enfezada

Hoje cedo eu estava vindo para cá de ônibus. Estava lá sentado, lendo um livro calmamente. Atrás de mim, tinha uma mulher com uma criança no colo, um menino de uns cinco anos. Percebi quando ela começou a puxar papo com a vizinha de banco:

 

– Esse meu filho é uma peste!

 

Na hora, pensei, torci – só não rezei porque não deu tempo – para que a outra ignorasse ou respondesse algo como “problema seu!”, mas infelizmente elas começaram a conversar.

 

– Quando eu vou ao supermercado, ele pede um doce, uma porcaria qualquer. E se eu não dou, ele se joga no chão e fica esperneando. Esse meu filho é um peralta, um energúmeno, um capeta. Teve uma vez…

 

Como se pode imaginar, eu nem sabia mais de que tratava o livro que eu tentava ler.

 

– Esse meu filho é muito enfezado. Não sei o que fazer com ele.

 

Nesse momento, minha vontade foi de virar para trás e dizer “dê um laxante a essa criatura!”. Mas a mãe não ia entender:

 

– Laxante, seu moço?

 

– Isso mesmo. Aquilo que relaxa os intestinos, que libera a obra, que nos estimula a fazer um cocô gostoso, que ajuda a botar um ovinho, sei lá que nome a senhora dá a isso…

 

– Mas o que o laxante tem a ver com isso?

 

– Se ele está enfezado, etimologicamente ele está recheado, ele está repleto de fezes. Talvez por isso ele seja tão chato.

 

Infelizmente, não tive coragem de abrir a boca. Aquela situação toda me deixou meio bravo. A melhor coisa a fazer seria descer do ônibus e ir logo me desenfezar num canto qualquer.

 

p.s.: na verdade, ‘enfezar’ NÃO  vem de ‘fezes’. Trata-se de uma falsa etimoliga, que nem aquela que diz que ‘aluno’ significa “sem luz”. No entanto, vale a piada.

2 pensamentos sobre “Manhã enfezada

  1. “me desenfezar num canto qualquer.”

    Como assim em um canto qualquer?? Um banheiro dignamente limpo, no mínimo, não?? rs*
    Você e suas origens etimológicas! Qualquer dia apareço lá no Plantão para que me conte mais algumas, ou então os famosos “problemas matemáticos” que nem o Montanha consegue resolver!! 😛

    Beijos*

Deixe um comentário

