amizade descolorida

Meia década atrás, quando a trilogia de O senhor dos anéis levou milhões de pessoas ao cinema, surgiram diversas piadas e “insinuações maldosas” em torno da suposta relação homossexual entre o protagonista, Frodo, e seu amigo, Sam. Isso me chamou a atenção por, no mínimo, dois motivos: Em primeiro lugar, não há nada no filme que nos dê o direito de afirmar taxativamente que os dois amiguinhos sejam afeminados. Em segundo lugar, mesmo assim as piadas surgiram.

Mataríamos a charada investigando o perfil das pessoas encarregadas de levar a piada adiante? Provavelmente não, pois aqui até mesmo pessoas íntegras e decentes, afeitas a um notável cultivo de um senso crítico merecedor, como não?, do nome, dificilmente recusam um sorriso, humoroso ou sarcástico, às situações que o pedem.

Eu, porém, não vejo tanta graça na situação. Mesmo quem não se incomoda com o problema da homofobia deveria se preocupar com o desapego individual que o exemplo revela. Sim: desapego individual. Afinal, quando uma sociedade permite que homens em grupo se divirtam, mas lança olhares desconfiados quando dois homens trocam palavras, ideias e sentimentos, temos sem dúvida alguma uma cultura da massificação. Em grupo, nesse tipo de grupo ao menos, não há indivíduos, mas sim pessoas que ecoam lugares-comuns que previsivelmente alegrem os demais integrantes do grupo. Somente numa relação mais próxima, mais íntima, o indivíduo consegue se revelar sem a capa do estereótipo coletivo.

Sim! Claro! Tudo coisa de viado! – pensarão. Ok! Numa sociedade em que o pensamento (sic) de massa predomina sobre os interesses individuais, tal resposta é mais do que previsível. Ninguém disse que é fácil encontrar um interlocutor.

Anúncios

4 pensamentos sobre “amizade descolorida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s