Jardins da infância

 Acabei de assistir a O pequeno Nicolau (Le petit Nicolas), adaptação cinematográfica das tirinhas homônimas de Jean-Jacques Sempé, aquele mesmo do simpático Marcelino Pedregulho, lançado no Brasil pela Cosac Naify. O filme retrata o cotidiano de Nicolau e seus amigos de escola por meio de divertidos esquetes – sequências cômicas de curta duração, no mesmo estilo de filmes como A levada da breca (Bringing Up Baby), em que Howard Hawks explora as lindas caras e bocas da talentosa Katharine Hepburn (quatro óscars, que mulher!)  

 Se é verdade que O pequeno Nicolau não tem nenhum colírio do mesmo naipe, ao menos nos faz lembrar de uma época em que nossos olhos sorriam por outros motivos. A infância, aquele período pré-sexualidade, de que tantas crianças insistem em fugir, recebe um tratamento bastante afetivo. Sim, os personagens são meio caricaturais, mas qual criança não o é? O aluno cdf, o aluno desatento, o aluno brigão, o aluno rico não estão lá para compor um quadro dramático em que suas almas serão investigadas à luz da psicanálise, da pedagogia ou de outra ciência da moda, eles são paradigmas de um ambiente que cada um de nós já viveu, literal ou ficcionalmente; os mais felizes encontrarão ecos de uma infância colorida, os outros se lembrarão dos filmes vespertinos da seção da tarde ou do similar essebetiano.

 Se não é um filme que vai marcar nossas vidas, ao menos ele pode nos lembrar de como já fomos felizes e – por que não? – nos convidar a recuperar alegrias passadas. Não, não disse que o filme  funciona como auto-ajuda (na verdade, ele sequer tangencia o assunto), mas quem vai ao cinema com medo de se emocionar perde dinheiro e tempo – e este, como o filme insiste em nos sugerir, é algo que não deveríamos desperdiçar.

P.S.: Assim como em Sherlock Holmes, confesso que o trailler não é nem um pouco animador.

Anúncios

Um pensamento sobre “Jardins da infância

  1. Pingback: Mary e Max « Mutuca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s