Formas ligeiras

“A bom entendedor, meia palavra: bos-” (José Paulo Paes, Cambronniana)

Quando entrei no blog da Paula e li “Um bom diálogo só ocorre quando o interlocutor completa as reticências da“, tive de me lembrar do poeta de, enfim, duas pernas. Além dos aforismos, ele também cultivava divertidos [?]epigramas como “Para quem pediu sempre tão pouco / o nada é positivamente um exagero” (Auto-epitáfio nº 2). O gosto pela síntese, que aparece em forma e conteúdo na sua curta Poética (“conciso? com siso /prolixo? pro lixo”), ispira-nos às formas curtas, breves, ligeiras.

 Quando a Paula desviou levou os olhos ao vergel em busca de ramos para um bonsai, talvez ela tenha pensado no assunto ou sentido-lhe a presença; enfim, saber a resposta importa menos que apreciar o galho em solitária formação. Dos haikais que ela produziu, um chamou-me rapidamente a atenção pela leveza com que ela toca o tema, distorcendo o lugar-comum de nossas expectativas, levando-nos a um inusitado jogo semântico. Explicar, além disso, me parece algo como querer endireitar o tronco da pequena árvore, profanar o koan. Buscar entendê-lo é melhor que banalisar seus sentidos:

Uma vida que
de repente acaba é
sorte, não é morte.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Formas ligeiras

  1. Costumo entrar aqui nos dias de semana e ver algo de interessante no meu desinteressante horário comercial, que supostamente estou fazendo algo de digno e combatendo o ócio, chamado trabalho. Gosto do que escreve e das tuas dicas, e da última que segui foi a de assistir Policarpo Quaresma no Sesc. Excelente! Fui monitorada por você no cursinho pré-vestibular em 2006. Passe no meu, que criei recentemente e dê uma olhada.
    Bom domingo!

    • Carol, nem precisava se apresentar; eu me lembro de você. Você estudava na SJ no mesmo ano que o Flávio, a Jenifer, o Marcelo.

      Muito obrigado por suas visitas. A melhor peça que eu vi este ano, IN ON IT, já não está mais em São Paulo, uma pena.

      Vou sim vasculhar seu blog.

      Bom início de semana.

    • Sim, Nathalia.

      Apesar de o meu grupo ser do nono, nós contamos com a participação especial de alunos do sexto, sétimo, oitavo, além de alguns do ensino médio (terceiro).

      Fico feliz por você ter gostado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s