Formas ligeiras

“A bom entendedor, meia palavra: bos-” (José Paulo Paes, Cambronniana)

Quando entrei no blog da Paula e li “Um bom diálogo só ocorre quando o interlocutor completa as reticências da“, tive de me lembrar do poeta de, enfim, duas pernas. Além dos aforismos, ele também cultivava divertidos [?]epigramas como “Para quem pediu sempre tão pouco / o nada é positivamente um exagero” (Auto-epitáfio nº 2). O gosto pela síntese, que aparece em forma e conteúdo na sua curta Poética (“conciso? com siso /prolixo? pro lixo”), ispira-nos às formas curtas, breves, ligeiras.

 Quando a Paula desviou levou os olhos ao vergel em busca de ramos para um bonsai, talvez ela tenha pensado no assunto ou sentido-lhe a presença; enfim, saber a resposta importa menos que apreciar o galho em solitária formação. Dos haikais que ela produziu, um chamou-me rapidamente a atenção pela leveza com que ela toca o tema, distorcendo o lugar-comum de nossas expectativas, levando-nos a um inusitado jogo semântico. Explicar, além disso, me parece algo como querer endireitar o tronco da pequena árvore, profanar o koan. Buscar entendê-lo é melhor que banalisar seus sentidos:

Uma vida que
de repente acaba é
sorte, não é morte.

4 pensamentos sobre “Formas ligeiras

  1. Costumo entrar aqui nos dias de semana e ver algo de interessante no meu desinteressante horário comercial, que supostamente estou fazendo algo de digno e combatendo o ócio, chamado trabalho. Gosto do que escreve e das tuas dicas, e da última que segui foi a de assistir Policarpo Quaresma no Sesc. Excelente! Fui monitorada por você no cursinho pré-vestibular em 2006. Passe no meu, que criei recentemente e dê uma olhada.
    Bom domingo!

    • Carol, nem precisava se apresentar; eu me lembro de você. Você estudava na SJ no mesmo ano que o Flávio, a Jenifer, o Marcelo.

      Muito obrigado por suas visitas. A melhor peça que eu vi este ano, IN ON IT, já não está mais em São Paulo, uma pena.

      Vou sim vasculhar seu blog.

      Bom início de semana.

    • Sim, Nathalia.

      Apesar de o meu grupo ser do nono, nós contamos com a participação especial de alunos do sexto, sétimo, oitavo, além de alguns do ensino médio (terceiro).

      Fico feliz por você ter gostado.

Deixe um comentário

