16/10/2010: notas do dia

 Muito obrigado a todos que prestigiaram o trabalho dos meus alunos. Furumbelo Paixão foi um projeto intelectual que consumiu oito meses de trabalho, às vezes disperso, mas quase sempre profundo e intenso.

***

Artur Russo Gonçalves: “O filme por si só já é um prêmio”. A definição não poderia ser mais precisa. Não importa o que aconteça – sejamos ou não agraciados com o simbólico prêmio da exposição cultural – poucas coisas poderão se igualar à satisfação que eu tive ontem ao ver o fruto intelectual (insisto no adjetivo) do trabalho que meus alunos realizaram. A interação com o público, principalmente com pessoas mais experientes e vividas, foi muito importante para eles.

***

Sim, houve problemas. Afinal, filmamos com câmeras fotográficas digitais, editamos o filme com softwares amadores, convertemos as mídias num computador não muito apto – por isso a eventual e pequena, mas indesejável defasagem entre som e imagem -, estou certo de que até possa ter havido alguma complacência técnica, mas a quantidade de reflexões que o filme sugere, a quantidade de símbolos (alguns mais explícitos, alguns mais sutis) que espalhamos pela “película” [sic], imagino, impedem que alguém resmungue: “Está na cara que é um filme feito por garotinhos de 14 anos!”.  Sim, eles sequer debutaram, mas não é de hoje que eles pretendem um diálogo sério com o universo culturalmente adulto.

***

Ainda hoje, o filme estará aqui, pronto para ser visto ou revisto (reveja-o, procure os símbolos escondidos, será divertido). E ainda hoje colocarei aqui um guia com 100 perguntas que poderão ajudá-lo a perceber melhor com que seriedade e dedicação pensamos em – quase – todos os meandros desse sinuoso rio chamado diálogo.

 Muito obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s