Motes para futuras conversas

 O que mais me fascina em Shi é o profundo senso ético da protagonista. Ela faz a “coisa certa” sabendo que isso de modo algum lhe trará prazer ou conforto; ela o faz apenas por isso ser, como o nome já diz, a coisa certa.

Coincidência ou não, ela ecoa Frankie Dunn, protagonista de A menina de ouro, outro indivíduo buscando – em vão – o entusiamo, a ilusória estrada perdida.

 Igualmente desamparados são os co-protagonistas de Além da vida, outro filme em que Clint tangencia a religião (ou a doutrina) para adentrar de jeito no indivíduo, essa peça em busca de um encaixe.

 Aliás, essa busca é o grande tema de Millennium Actress, animação de primeira grandeza de Satoshi Kon, diretor japonês, mais conhecido no Brasil pelo seu Páprika, primo mais velho de A origem, um daqueles filmes (junto com MementoEstrada Perdida, Mulholland Drive e Blade Runner) que discutem a importância da memória como construtura da personalidade.

 Sem memória, o que sobra do indivíduo?  Essa é uma das questões abordadas em Shi

5 pensamentos sobre “Motes para futuras conversas

  1. fui enganada ao assistir Shi, ela se confunde ao todo ainda que seu lirismo a delineie… e no fim, no fim eu descobri que ela não era apenas delineada, ela estava definitivamente fora do senso comum… prova isso o modo de educar e o de ser educada… não há como não prender a respiração com as flores sobre a mesa no último dia de aula…

  2. “ela estava definitivamente fora do senso comum…”

    Por isso mesmo eu a considero uma personagem marcante.

    Agora, como assim você foi enganada?

  3. Ela se entrega de uma maneira muito intensa. Até um determinado momento, pensamos no porquê de ela fazer isso por aquele neto desnaturado.

    Ela me faz lembrar de uns personagens eastwoodianos. O protagonista de “Gran Torino”, por exemplo. Mas, talvez por eu ter revisto hoje, o que mais me marcou mesmo foi o treinador de “a menina de ouro”.

    Seria bom se você visse a obra do Satoshi Kon. Eu recomendo.

Deixe um comentário

