Além da promessa

Matheus Takayasu (7ºEF)

     Hoje é páscoa. Estou em casa, na sala estão vários ovos, um deles da Cacau Show, aquele que tem inúmeras camadas de recheio. Eu tinha pedido esse ovo no ano passado, mas meus pais não compraram, pois eu estava obeso e com colesterol alto. Então, nesse dia eu prometi a eles que ficaria sem comer chocolate por um ano.

    Logo, hoje vai completar um ano que eu fiz essa promessa. Foi difícil cumpri-la, mas como sofria bullying na escola eu me esforcei ao máximo e perdi mais de dez quilos.

    Quero muito comer aquele ovo de páscoa! Ele me faz lembrar o quanto eu gostava de chocolate. Ah, bem agora eu começo a gostar novamente daquele sabor, daquele aroma… mas se eu comer hoje minha promessa será quebrada! O que fazer?

    Pensando bem, eu acho que posso comê-lo hoje. Afinal, o que está por trás da promessa é me tornar mais saudável – e eu consegui isso! Embora eu quebre a promessa, eu não irei quebrar o princípio dela.

    Comentário:

    Três anos atrás, eu compus um aforismo que me enchera de orgulho (Por trás de toda regra há um ideal, uma premissa que lhe seja a razão de ser. Às vezes, sempre em nome desse ideal, é lícito infringirmos a regra. A regra que não se rende a seu ideal, na verdade, possui outras premissas.). Uma quinzena atrás, li a redação do Matheus e percebi ali, num texto de um jovem de 12 anos, algo que eu só consegui verbalizar décadas mais velho. Um leitor crítico dirá que o texto dele é dos mais medianos até chegar ao desfecho – sim, é verdade, mas nos atentemos a ele. O princípio filosófico de que ele fala, muitos adultos não conseguem compreender. A ideia de que uma regra só importa enquanto ela espelha os ideais que nos fazem obedecê-la foi um feliz achado.

    O Matheus pode treinar o ouvido, assim ele irá compor textos mais fluentes. Mas o principal é que ele continue colocando ideias em seus textos, afinal essa é a função da escrita. Quanto mais ele conseguir expressá-las, mais seus leitores ganharão.

Deixe um comentário

