Metonímicas: o enigma do elefante

Era uma aldeia isolada, longe de tudo, longe de todos. Por lá só havia as mesmas pessoas, os mesmos costumes, as mesma paisagens; era quase um ambiente atemporal – quase não fazia diferença visitá-la hoje, vinte anos atrás, trinta anos adiante. Afonso era praticamente o único que tinha pique para atravessar vales e montanhas, dias e noites, mormaços e ventanias, rumo às cidades vizinhas. Aproveitando-se disso, resolveu pregar uma peça nos seus amigos.

         Brito, Cândido e Dedéu; todos os três foram vendados e expostos a um teste tátil. Brito apalpu um cilindro comprido e musculoso, ágil e forte. Havia certa aspereza, mas mesmo assim não teve dúvidas: é uma cobra! Depois foi a vez de Cândido. Suas mãos tocaram algo que lembrava uma grossa folha de papel, mas era vivo, delicado, cartilaginoso. Aquele cheiro levemente azedo não lhe era estranho: é uma folha de bananeira, coberta pela poeira, mas úmida pelo orvalho! Dedéu, um pouco intimidado pela facilidade com que os amigos resolveram, cada qual, sua parte do enigma, esticou a mão esquerda com hesitação. Sua respiração era irregular; não queria fazer papel de bobo, ora, todo mundo havia conseguido, ele também teria de conseguir! Alongou enfim seu braço até tocar em algo que ele conhecia muito bem: puxa vida, peguei o teste mais fácil! Eu reconheceria este tronco de árvore em qualquer lugar!

          Assim que Afonso os desvendou, todos se assustaram com a surpresa; não era uma cobra, uma folha de bananeira ou um tronco de árvore! Nunca antes haviam visto um bicho como aquele.

 Texto completo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s