Diversão e divergências

(Antes que você se assuste, deixe-me explicar  a dissertação abaixo. Trata-se de um exercício de interpretação de texto que eu  desenvolvi para meus alunos do ensino médio.  Há aqui inúmeros erros [não necessariamente de gramática] que comprometem – e muito – a qualidade do texto. Caso você sinta curiosidade em ler um texto ruim – nem que seja apenas para descobrir os erros – que, como você já percebeu, também já começaram a aparecer aqui, nesta introdução -, por favor, sinta-se em casa e fique à vontade). Desta vez é de graça.

 

A lousa, amplamente preenchida com setas coloridas e notas de rodapé, parecia a de um físico; na sala ao lado, o professor contextualiza o final do século XVII com a precisão e o encanto de um historiador. Mas não era um físico ou um historiador. Era um historiador e um físico. Na escola interdisciplinar é assim, sem disciplinas fixas, que as aulas são dadas.

Pode parecer novidade – e é – mas não é. Na Renascença era comum encontrarmos estudiosos múltiplos e polivalentes. Da Vinci, por exemplo, foi pintor, escultor, desenhista e inventor. Michelangelo foi desenhista, escultor e pintor. William Blake foi poeta, tipógrafo e pintor. O intelectual especialista é uma criação recente – e nada romântica.

Foi com o advento da revolução industrial que se criou a necessidade de se treinarem especialistas. No começo do século XX, as linhas de montagem desenvolvidas por Henry Ford, de acordo com o filósofo Karl Marx, causaram a alienação no trabalho. Se até então o trabalho estimulava o desenvolvimento cultural, a partir dali ele passou a escravizar o homem.

A interdisciplinaridade, não à toa, possui um papel fundamental, quando pensamos no seu papel histórico. Preparar professores que consigam dialogar com competência disciplinas diversas será o grande diferencial neste início de século. Isso demandará um investimento de proporções, mas cujos resultados serão ainda mais exponenciais. A Nova Renascença está por renascer.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s