T3 – 09

Aluno responsável pela tarefa: PEDRO AMARAL.

Pedro, observe que as duas questões, na verdade, são uma só: Por que Gepeto faz o Pinóquio? / Por que a fada dá vida a Pinóquio?

 RESPOSTA DO ALUNO:
Gepeto era um ótimo artesão, muito habilidoso e prestativo, que sempre fazia a felicidade dos outros. No entanto, como se sentia sozinho, usou toda sua habilidade e construiu Pinóquio, um boneco de madeira, para lhe fazer companhia. A fada, ao ver que ele sempre fazia a felicidade dos outros, mas no fundo era um homem solitário e triste, ficou comovida e deu vida a Pinóquio para que, assim, Gepeto tivesse alguem com quem conversar.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR:
Órima resposta. É interessante ver como uma historinha, muitas vezes entendida como uma mera sequência de aventuras, pode ter dentro de si significados tão profundos. Ñão é exagero observar que Gepeto representa um mundaréu de gente, desde velhinhos que foram jogados ao silêncio a mulheres que ficam em casa solitárias esperando o marido chegar, muitas vezes sem lhe trazer um diálogo interessado, passando por inúmeros outros seres que se sentem esquecidos no mundo. A solidão, como vocês sabem, pode levar à depressão. Trata-se de um problema sério, mas muitas vezes ignorado. Quando lemos a história do Pinóquio reparando apenas nas suas travessuras, esquecendo-nos do velho Gepeto, estamos apenas exemplificando a indiferença em relação a essa gente sofrida (estou roubando a expressão do Chico Buarque, lá da música “Gente Humilde”). A miséria não se mede apenas em termos financeiros.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s