T3 – 14

Aluna responsável pela tarefa: VICTÓRIA H.

Veja animação Gagarin, do diretor Alexei Kharitidi, e explique de que modo a lição de moral, proposta pelo desenho, pode vir a ser nociva:

RESPOSTA DA ALUNA:

A história do Gagarin mostra uma lagarta que teve uma experiencia ruim devido à sua curiosidade. Acho que, como tudo que lembrava aquela experiencia era ruim, isso é nocivo, pois cria pessoas com medo de não se abrir para coisas novas.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR:

Victória, em primeiro lugar, estou satisfeito com a execução da tarefa. Aliás, esta tarefa foi escolhida a dedo para você, pois todos os demais componentes foram meus alunos no ano passado e, espero eu, todos eles sabem perfeitamente um dos valores-mestre que eu carrego: a importância de valorizarmos os méritos individuais e, para que isso seja possível, a confiança no desenvolvimento do indivíduo. Acho que esta pequena animação sintetiza bem o que quero dizer.

Gagarin, cujo nome remete a Yuri Gagarin, famoso astronauta russo, é uma lagarta que sonha em voar. Desafiando as forças da “natureza”, ela testa inúmeras artimanhas para realizar seu sonho, sem no entanto conseguir sucesso. Concordo contigo quando diz que o desenho sugere ao indivíduo que ele fique na dele, sem maiores ambições, pois o que será será, o futuro já está escrito, não queira dar um passo maior que a perna etc e tal. E também concordo quando você afirma que essa postura acomodada é extremamente nociva, pois faz com que o indivíduo tenha medo de sonhar.

Reparou que se trata de uma animação cujo público-alvo são as crianças?

Você imagina o quanto de crianças viram o desenhinho, gostaram dele e assimilaram de um modo ou outro essa lição?

Pois é…

O que todos nós precisamos compreender, visto que em breve começaremos a dar “concretude” às nossas ideias, é justamente isso: que tipo de ideia, que tipo de mensagem pretendemos compartilhar? E mais: que tipo de reação nossas ideias podem causar nos expectadores? Temos uma grande responsabilidade pela frente.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s